O que significam os números que aparecem nas embalagens de óleo?

Além das siglas API, ACEA, JASO e NMMA, também aparecem números nas embalagens de óleos lubrificantes (30, 40, 20W/40, etc.) que correspondem à classificação da SAE (SocietyofAutomotiveEngineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra “W” significa “Winter” (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

298Um óleo do tipo monograu (como o Lubrax MG-1) só pode ser classificado em um tipo de escala (o MG-1 apresenta os graus 20W, 30,40 ou 50). Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude a alteração da temperatura. Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização. O Lubrax MG-4, o Lubrax SL e o Lubrax Sintético são alguns exemplos de óleos multigrau.

Uma outra especificação muito importante é o nível API (AmercianPetroleumInstitute). Quando for usar um óleo em seu carro, consulte o manual e fique atento a estas especificações.

 

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