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29 mar 2018

O que significam os números que aparecem nas embalagens de óleo?

Além das siglas API, ACEA, JASO e NMMA, também aparecem números nas embalagens de óleos lubrificantes (30, 40, 20W/40, etc.) que correspondem à classificação da SAE (SocietyofAutomotiveEngineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a […]

27 mar 2018

Qual a quantidade de aditivo que pode ser utilizado no meu carro?

A quantidade de aditivo a ser utilizada no seu carro está diretamente relacionada a versão do produto. Existem 2 tipos de aditivos, os concentrados e os prontos para uso. Os concentrados devem ser diluídos com água desmineralizada e os prontos para uso, não devem ser diluídos, pois já estão prontos para aplicação. Tem alguma dúvida? […]

22 mar 2018

É possível utilizar um aditivo verde no lugar de um aditivo rosa quando realizar a troca?

Uma dúvida comum de quem utiliza aditivos de cores diferentes é: será que é possível utilizar um aditivo de outra cor no veículo? A resposta é SIM! Mas, desde que não ocorra a mistura entre o produto novo e o antigo. Por isso, é muito importante realizar uma limpeza no sistema de arrefecimento antes da […]

20 mar 2018

Qual o significado das siglas das embalagens de lubrificantes?

Nas embalagens de lubrificantes aparecem algumas siglas, como API, ACEA JASO, NMMA, mas você sabe qual o significado delas?   Não?  Então, fique tranquilo que vamos te explicar! Essas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo […]

06 mar 2018

Posso misturar óleo mineral com o óleo sintético

No post anterior falamos sobre a diferença entre os óleos mineral, sintético e semissintético. Uma pergunta muito comum é se é possível misturar o óleo mineral e o sintético. A resposta é que isso não é recomendado, principalmente se os óleos forem de empresas diferentes, uma vez queseus óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e […]

01 mar 2018

Qual a diferença entre o óleo mineral, o semissintético e sintético?

O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas e refrigerar, independente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de […]

27 fev 2018

Posso misturar produtos de marcas diferentes no meu motor?

A princípio, os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API, de mesma faixa de viscosidade SAE e o mesmo grupo de básicos. Portanto não há nenhum problema quando se mistura óleos de diferentes […]

22 fev 2018

Aditivo para melhorar o desempenho do motor: devo usar?

É comum as pessoas nos procurarem para saber se precisam adicionar algum aditivo ao óleo para melhor  desempenho do motor e o que sempre respondemos é: recomendamos. O uso de aditivos no óleo lubrificante serve para combater o acúmulo de sujeira no interior do bloco. Para saber quando e como utilizar os aditivos, o correto […]

20 fev 2018

Carro velho também pode utilizar óleo de última geração?

A resposta é SIM! Você pode usar um óleo que possua um nível de desempenho superior ao recomendado pelo fabricante para o seu motor. Mas atenção, o inverso não é recomendado! Vale ressaltar que, ao colocar o óleo superior, você precisa realizar a troca do filtro de óleo e repetir esta operação, em um intervalo […]

13 fev 2018

Preciso trocar o filtro de óleo também?

Entre as diversas dúvidas que recebemos diariamente sobre a troca de óleo é se é necessário trocar o filtro de óleo também. A resposta é SIM! Óleo, com seus aditivos detergentes/dispersantes, carrega as impurezas que iriam se depositar no motor. Ao passar pelo filtro, as impurezas maiores  ficam retidas e as menores continuam em suspensão […]

08 fev 2018

Óleo bom é aquele que não precisa de reposição?

Se você está se perguntando se óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição, infelizmente temos que te dizer a que resposta é NÃO! A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é […]

06 fev 2018

Serviço Severo x Serviço Leve

É comum as pessoas perguntarem para nós: qual a diferença entre “serviço severo” e “serviço leve”. Serviço severo é típico para os carros que andam nos centro urbanos, com o anda e para do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6km, ou em estradas poeirentas. Serviço leve é aquele em que os carros trafegam […]

28 dez 2017

Óleo sintético: posso aumentar o período de troca quando uso ele?

Os lubrificantes sintéticos possuem características de qualidade superiores e o período de troca correto é a cada  10.000 km rodados ou 6 meses desde a última troca, o que atingir primeiro. Os lubrificantes sintéticos não diferenciam o período de troca dos semi sintéticos, sendo assim, o período de troca são iguais. Os lubrificantes minerais tem […]

26 dez 2017

Quanto tempo devo esperar para medir o nível do óleo?

No post passado falamos sobre o momento certo para realizar a troca de óleo. Hoje vamos falar sobre o momento certo para medir o óleo. É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo […]

21 dez 2017

O motor deve estar quente na hora da troca de óleo ?

Uma dúvida muito comum de quem vai trocar o óleo do carro é o se o motor precisa ser quente no momento da troca do óleo. A resposta é sim! Quando o motor do carro está quente ele faz com que o óleo fique mais fino e escorra com facilidade. Mas tome cuidado: o nível […]

19 dez 2017

Porque eu devo fazer a limpeza frequente do ar condicionado do carro?

A manutenção do carro é importantíssima para evitar gastos altos e desnecessários com o seu carro. E um dos item que entram nessa lista é a higienização do ar condicionado. Os filtros de cabine são responsáveis por reter as impurezas do ar aspirado pelo sistema de ar-condicionado, sendo que o ar que é enviado par […]

19 dez 2017

Mito x Verdade: óleo bom é aquele que não baixa e não precisa de precisa de reposição?

Se você está se perguntando se óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição, infelizmente temos que te dizer a que resposta é NÃO! A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é […]

19 dez 2017

Qual o nível correto de óleo no carro?

É comum as pessoas pensarem o nível correto de óleo no seu carro se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. Já se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento […]

10 nov 2017

Escolha o lubrificante certo para o seu carro

Não tem a menor ideia de como escolher o lubrificante certo para o seu carro? Sem problemas, a gente te fala como! Na verdade é bem fácil. Todo carro possui o Manual do Proprietário e é lá que você vai encontrar a informação do lubrificante certo para o seu veículo. Você deverá ir na parte […]

10 nov 2017

Por que trocar 100% do fluído da transmissão automática?

Assim como em qualquer outra estrutura mecânica, as peças metálicas estão em contato umas com as outras. No caso da transmissão automática, temos também a presença dos discos de embreagem que são feitos de material abrasivo que com o tempo, desprende partículas que começam a circular dentro da transmissão. Estas partículas vão se alojando no […]

10 nov 2017

Quando eu devo completar o nível de óleo do carro?

Com o uso do carro, o nível do óleo abaixa um pouco devido à queima parcial na câmara de combustão, pois a engenharia do motor foi feita para lubrificar até os pontos mais altos do pistão, sendo assim o motor dura muito mais tempo por ser lubrificado por inteiro. Assim, enquanto não chega a hora […]