Qual o significado das siglas das embalagens de lubrificantes?

Nas embalagens de lubrificantes aparecem algumas siglas, como API, ACEA JASO, NMMA, mas você sabe qual o significado delas?

 

Não?  Então, fique tranquilo que vamos te explicar! Essas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com o seu uso. Desta forma, o consumidor tem como identificar se o lubrificantes atende às exigências de seu equipamento, consultando o seu manual.

 

Confira alguns exemplos:

SAE (SocietyofAutmotiveEngineers)

É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho. Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão.

 

API (American PetroleumInstitute) 

Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for TestingandMaterials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SL, SJ, SH, SG, etc.. O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação. Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e depósitos, etc.. Atualmente, o nível API SL é o mais avançado. No caso de motores a diesel, a classificação é API CI-4, CH-4, CG-4, CF, etc. o “C” significa Comercial. A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

 

ACEA (AssociationdesConstructeursEuropéens de l’Automobile)

Antiga CCMC, é uma classificação européia associada a alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagem, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.

 

JASO (JapaneseAutomobile Standards Organization)

Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho)

 

NMMA (National Marine ManufacturersAssociation)

Substitui o antigo BIA (BoatingIndustryAssociation), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (TwoCycleWater), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente, encontramos óleos níveis TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso.

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